Votuporanga sedia curso de capacitação de educadores em educação ambiental

Objetivo é divulgar o projeto Criança Ecológica e trocar experiências entre os municípios

dom, 16/05/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Os moradores de Votuporanga já sabem onde levar seu lixo reciclável, entulho e móveis velhos. O município conta com o projeto Ecotudo, espaço onde funciona o ponto de entrega voluntária desses resíduos, que são destinados adequadamente, garantindo assim que eles não causem danos ao meio ambiente. Além disso, em breve, haverá o beneficiamento de diversos materiais, como produção de vassouras com cerdas de PET, papel reciclado com diversas fibras, dentre outras ações. A prefeitura ainda tem a intenção de criar neste local um espaço similar aos do Projeto Criança Ecológica.

Este foi um dos exemplos de educação ambiental apresentados na Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental: Projeto Criança Ecológica, em Votuporanga, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) entre os dias 4 e 6 de maio. As capacitações contaram com a presença de 180 pessoas, dentre as quais professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, secretários municipais da educação e do meio ambiente e demais autoridades.

No total participaram 28 municípios: Votuporanga, Estrela D´Oeste, Paulo de Faria, Pedronópolis, Santa Clara D´Oeste, Cosmorama, Tanabi, Palmares Paulista, Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Ponta Linda, Santa Salete, Orindiuva, Parisi, Santa Rita D´Oeste, São João das Duas Pontes, Pontes Gestal, São João de Iracema, Sebastianopólis do Sul, Santa da Ponte Pensa, Américo de Campos, Valentim Gentil, Magda, Mesópolis, General Salgado, Nova Canaã Paulista, Santa Albertina e Paranapuã. A iniciativa da SMA tem como objetivo divulgar o Projeto Criança Ecológica e possibilitar a troca de experiências entre os municípios no que diz respeito a ações e trabalhos de educação ambiental.

O evento contou com a participação de municípios que já implantaram o Projeto Criança Ecológica na rede de ensino municipal. É o caso do município de Tanabi, que mostrou como foi a visitação ao Espaço do Criança Ecológica Villa Ambiental, localizado no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. O município compartilhou um pouco sobre a forma lúdica e pedagógica utilizada para apresentar às crianças o conteúdo das agendas ambientais propostas pelo Projeto.

Da Secretaria do Meio Ambiente