USP São Carlos monta exposição sobre sistema solar

Quem gosta de Astronomia terá oportunidade de conhecer tudo sobre os planetas do sistema solar

sex, 16/02/2007 - 11h45 | Do Portal do Governo

Entusiastas da Astronomia terão oportunidade de conhecer informações sobre os planetas do sistema solar e do próprio sol na exposição permanente Jardim do Céu na Terra, inaugurada este ano no observatório do Centro de Divulgação Científica e Cultural, na USP de São Carlos.

A mostra ocupa grande parte do câmpus e foi montada com base em escala verdadeira do tamanho do sistema e dos astros e também da distância entre eles. Este fato diferencia a exposição das demais reproduções usadas em livros escolares, onde a escala é inviável, por questão de espaço gráfico, porque os planetas ficariam em tamanhos diminutos, quase invisíveis, em razão da dimensidão do sistema solar. 

Para se ter idéia da escala adotada pelos professores do Centr, o planeta Plutão, o mais distante do sol, foi instalado no câmpus a quase um quilômetro do astro rei. Embora astrônomos internacionais tenham retirado o status de planeta do pequeno e longínquo Plutão, ele está garantido na exposição como membro do sistema tanto como os outros oito planetas.

Os planetas encontram-se instalados em totems, distribuídos pelo câmpus, que mostram textos e ilustrações sobre o astro em questão. Terra, Vênus, Marte e Mercúrio são os mais próximos do sol, por isso se localizam a poucos metros um do outro, de acordo com a escala.      

O Centro de Divulgação da USP São Carlos é uma entidade de pesquisa que busca novas metodologias de ensino das ciências naturais (Biologia, Química e Física) para escolas dos níveis fundamental e médio. Uma de suas contribuições é o desenvolvimento de materiais para experiências em classes com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela atividade científica.

Um dos materiais mais importantes feitos no Centro é o kit de ciência para grupos de até dez alunos. O produto é fabricado por uma empresa paranaense que comercializou mais de 200 unidades no Brasil. O centro tem três kits que são usados para experimentos em escolas do município.

Oferece cursos e visitações para estudantes e professores. Dispõe também do Jardim das Percepções, espécie de museu com informações, desenhos e maquetes sobre a cidade de São Carlos e Ecologia. Na USP de São Carlos estão instaladas faculdades de Química, Física, engenharias, Matemática e ciências da computação. 

SERVIÇO

Observatório do Centro no câmpus da USP São Carlos:

Avenida Dr. Carlos Botelho, 1.465

Edifício sede do Centro: Rua Nove de Julho, 1.227

Tel. para informações e marcação de visitas: (16) 3373-9772

Da Agência Imprensa Oficial