Seade lança banco de dados eleitorais

Fundação é vincuada à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento

qui, 13/04/2000 - 16h18 | Do Portal do Governo

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, está disponibilizando ao público o CD-ROM Movimento Eleitoral Paulista contendo os resultados das eleições realizadas no Estado desde 1974 até 1999, ou seja nos últimos 25 anos.
Trata-se de um banco de dados que possibilita múltiplas análises de desempenho para todos os cargos (presidente, governador, prefeito, senador, deputado e vereador) disputados nas 21 eleições ocorridas nesse período, considerando também aquelas realizadas fora do calendário eleitoral normal. Em 1999, os municípios de Monções e Cravinhos elegeram novos prefeitos.
O programa permite a pesquisa por quatro opções: município (ou para o Estado), cargo, partido e ano da eleição. Para todas as cidades há a quantidade de eleitores por sexo e faixa etária.
O usuário poderá, por exemplo, saber a respeito das votações de vereadores e de candidatos a prefeito caso já tenham participado de alguma eleição. Para a Capital, é possível obter resultados por Zona Eleitoral.
Todas as informações foram fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e sistematizadas pelo Seade de forma a facilitar a consulta de candidatos, dirigentes de partidos, pesquisadores, planejadores de campanhas eleitorais, imprensa e o público em geral.
O CD-ROM oferece sistema de consulta simples e rápido e ainda permite que o usuário realize suas próprias pesquisas e tabulações utilizando gerenciadores de bancos de dados, softwares estatísticos ou planilhas de cálculos.
As informações do Movimento Eleitoral Paulista podem ser acessadas na página eletrônica da Fundação (seade.gov.br). O CD-ROM está à disposição para consultas gratuitas no Publishop, a livraria/biblioteca do Seade, na Av. Cásper Líbero, 478, onde também pode ser adquirido por R$ 240,00. Também é possível elaborar tabulações especiais, de acordo com o interesse do usuário.