Polícia Ambiental implanta patrulhamento integrado

Integração de programas de policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e aéreo visa intensificar ações de combate à criminalidade no campo

qui, 27/05/2010 - 15h01 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, participam da solenidade de implantação do Programa de Policiamento Rural Integrado, nesta quinta-feira, 27, em Franca. O novo sistema complementará o Patrulhamento Rural que existe desde 1998, combatendo a criminalidade no campo por meio da integração de programas de policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e aéreo. Para isso, o Governo entrega 83 novas viaturas, que atuarão no Policiamento Rural no interior e Grande São Paulo.

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, investiu R$ 3,19 milhões compra das 83 viaturas. Desse total, 26 serão entregues ao 1º Batalhão de Polícia Ambiental (1º BPAmb), com sede na Capital; 28 para o 2º BPAmb, com sede em Birigui; e 29 para o 4º BPAmb, com sede em São José do Rio Preto.

O Policiamento Rural Integrado atenderá 577 municípios e atenderá 35,4 milhões moradores. A área determinada engloba quase todo o interior e a Região Metropolitana de São Paulo. O programa de Policiamento Rural foi reestruturado para combater a criminalidade e intensificar a prevenção na área rural.

Desde 1998, o Patrulhamento Rural exerce a função preventiva. Com a implantação do novo sistema de atuação, a repressão aos crimes, que já apresentava resultados positivos, se mostrará ainda mais presente e fortalecida no interior. A ação é apoiada pela Federação de Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), que tem demonstrado interesse em envolver o setor agrícola nas ações de segurança no campo.

Otimização de recursos

O Patrulhamento Rural Integrado tem como ponto alto a troca de informações entre a polícia e as comunidades rurais, facilitando, assim, a elaboração de planejamento para a distribuição otimizada de recursos em ações preventivas e de combate à criminalidade, como:

– Operação Bloqueio – nas estradas vicinais
– Policiamento Ostensivo – em áreas de aglomeração humana