Meio Ambiente: Abertas inscrições de trabalhos e exposições para Encontro Água & Floresta

Evento de educação ambiental vai acontecer em Taubaté nos dias 7, 8 e 9 de novembro

sex, 13/10/2006 - 9h45 | Do Portal do Governo

Já estão abertas as inscrições para trabalhos e exposições, tendo como tema a água, a floresta e a educação ambiental, inseridos na região da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que, se selecionados, serão apresentados no “Encontro Água & Floresta – O Estado da Arte da Educação Ambiental”, em Taubaté, entre os dias 7 e 9 de novembro.

O evento, promovido pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, e parte integrante do conjunto de atividades do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, que visa desenvolver instrumentos, metodologias e estratégias, de modo a viabilizar a recuperação das matas ciliares no Estado de São Paulo, tem como público-alvo educadores ambientais, professores do ensino formal, estudantes universitários, pesquisadores, gestores públicos, membros das entidades ambientalistas e representantes dos vários colegiados voltados à gestão ambiental participativa.

O Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, implementado nas bacias hidrográficas do Aguapeí, Mogi-Guaçu, Paraíba do Sul, Piracicaba-Capivari-Jundiaí e Tietê-Jacaré, é financiado por doação do Global Environment Facility (GEF), através do Banco Mundial, e com recursos orçamentários do Governo do Estado de São Paulo. O Encontro “Águas e Florestas” conta, ainda, com apoio da CETESB e parceria da Universidade de Taubaté – UNITAU e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCA.

As inscrições para os trabalhos e exposições orais e em “banner” a serem selecionados para o Encontro estão abertas até o dia 15 de outubro, podendo ser feitas, gratuitamente, através dos sites www.encontroeducacaoambiental.com.br e www.unitau.br.

Outras informações e detalhes sobre o encontro podem, ainda, ser obtidos pelos telefones (12) 3625-4183 / 3621-8839 / 3625-4212 e (11) 3030-6659 / 3030-7048 / 3030-7093.

Inscrições antecipadas dos trabalhos

As inscrições dos trabalhos foram abertas no último dia 9 e podem ser feitas até o dia 15 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da internet. Para a submissão de trabalhos, é necessário o preenchimento da ficha de inscrição e apresentação do seu resumo. O resumo do trabalho deve obedecer às seguintes normas: conter nome do(s) autor(es) – apenas um dos autores fará a exposição do trabalho; instituição; e agência financiadora, patrocínio e apoio, quando for o caso; ser redigido de maneira clara e objetiva, com até 1.600 caracteres (com espaços), numa seqüência de frases concisas, afirmativas, sem enumeração de tópicos, com o seguinte conteúdo – introdução, objetivos, metodologia, resultados (mesmo que preliminares) e conclusão/avaliação do trabalho.

Os resumos serão avaliados e selecionados pela Comissão Técnica do encontro, a qual notificará a aceitação dos trabalhos por meio do site. Os trabalhos podem ser inscritos para apresentação no formato de pôster ou de comunicação oral. Os trabalhos aceitos serão publicados, na forma de resumo, nos anais do encontro. A confecção do pôster, montagem, fixação (em local a ser indicado pela organização do encontro) e retirada são de responsabilidade do apresentador. Apresentação sugerida para o pôster: Título do trabalho / Nome do(s) autor(es) / Objetivo(s)

Público-alvo / Resultado e conclusão / Tamanho mínimo da fonte utilizada: 28 / Dimensões do pôster: 90 cm (largura) X até 120 cm (altura).

Encontro “Água & Floresta”

A educação ambiental, pelo seu potencial de orientar os usos e a proteção dos recursos hídricos e fl orestais, é indispensável para a construção de uma visão integradora das políticas voltadas a esses temas, bem como para o fortalecimento dos espaços e processos participativos de tomada de decisão, alicerces para a implementação dos instrumentos de gestão ambiental.

Conforme os organizadores do “Encontro Água & Floresta – O Estado da Arte da Educação Ambiental”, o evento pretende contribuir para a efetivação desse potencial, ao favorecer o intercâmbio e a articulação de experiências, práticas e saberes relativos a esses temas; fomentar o incentivo e a capacitação para a implementação de políticas, programas, projetos e ações de educação ambiental e promover a gestão participativa e o gerenciamento de recursos hídricos e florestais visando a sustentabilidade regional.

As atividades programadas para o encontro são palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e a apresentação dos trabalhos selecionados. No dia 07/11, haverá a abertura oficial e a conferência inaugural “Água e Floresta – Desafios do Século 21”.

Para o dia 08/11, estão programadas mesas-redondas sobre os temas “Educação ambiental: contribuições para a gestão das águas e florestas” e “Recuperação de áreas degradadas no Estado de São Paulo”, assim como apresentação de trabalhos selecionados, oficinas e minicursos.

Para o dia 09/11, as mesas-redondas discutirão os temas “Biodiversidade, mudanças climáticas e créditos de carbono” e “Gestão integrada dos recursos hídricos”, simultaneamente à apresentação de trabalhos selecionados, oficinas e minicursos. Finalmente, no encerramento, serão divulgados os melhores trabalhos.