Itapetininga recebe o 25º espaço do Criança Ecológica

Educação ambiental na estação experimental une conservação e produção florestal

seg, 31/05/2010 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Estação Experimental de Itapetininga, administrada pelo Instituto Florestal (IF), recebeu na sexta-feira, 28, o mais novo espaço do Floresta Legal, que integra a agenda verde da fauna e da flora do Programa Criança Ecológica da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). A unidade de conservação une a produção de resina a partir do pinus com a área de mata nativa preservada.

A inauguração do espaço foi marcada pela homenagem à pesquisadora científica do IF, Regina Freire, que sempre trabalhou a educação ambiental na unidade e foi uma das grandes motivadoras para que a Estação Experimental recebesse o Programa Criança Ecológica. A sala onde as crianças farão algumas atividades recebeu o nome de Regina, que faleceu no final de 2009. Além da sala de aula, também a Lagoa da Estância da Conceição também foi batizada com o nome da pesquisadora.

“É muito bom ver um sonho realizado, que é resultado do trabalho de muita gente”, afirmou o chefe de seção da Estação Experimental de Itapetininga, Antônio Orlando Freire Neto. “É como uma floresta que a gente planta, cuida e colhe. Esse é o momento de colher os frutos”, enfatizou.

O gerente do projeto Município Verde Azul, Ubirajara Guimarães, elogiou o avanço da gestão ambiental municipal. “A nota de Itapetininga no Índice de Qualidade de Resíduos – IQR em 2007 era 0,5. Hoje é 8,1. No Município Verde Azul, a nota de Itapetininga passou de 55 para 73,6. E nós ajudamos o município nesse ganho repassando recursos para equipamentos”, declarou.

No entanto, Ubirajara ressaltou que também é preciso investir em educação ambiental. “A partir do momento que abrimos nossas unidades para as crianças conhecerem, todos passam a preservar. Precisamos construir ecocidadãos”, ressaltou.

A coordenadora de educação ambiental da SMA, Malu Freire, destacou os resultados do programa. “O Criança Ecológica foi lançado em março de 2009. Em um ano é difícil um projeto alcançar os resultados que o Criança Ecológica conseguiu alcançar. São 25 espaços funcionando em todo o Estado”, lembrou.

Para o diretor do IF, Rodrigo Victor, ter o Criança Ecológica em uma das unidades de conservação do instituto é um orgulho. “Esses espaços têm a ver com história do IF. Com a instituição de uma base florestal produtiva no Estado, a gente conseguiu uma alternativa de substituição a uma matéria-prima de floresta nativa, principalmente para a indústria moveleira”, disse.

“Essa trilha tem todos os conceitos básicos da conservação e fica ao lado da floresta plantada de pinus. É a união da preservação ambiental com a produção florestal”, contou o gestor da Estação Experimental João Henrique Lara. As crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida Silva Brisolla cantaram animadas o hino da Criança Ecológica.

Programa

O programa Criança Ecológica trabalha as agendas verde (flora e fauna), azul (água), cinza (poluição) e amarela (aquecimento global e alerta para a vida) em 25 espaços em todo o Estado. Voltado para crianças do Ensino Fundamental I, o programa possui a turma dos heróis e vilões do meio ambiente. Bob Água, Frida Flor, Fred Fauno, Max Limpo e Nika Valente enfrentam Poli Vigarista e Dick Poluição para preservar o planeta.

Nas unidades de conservação o Floresta Legal tem como foco a fauna e a flora; no Parque Villa-Lobos, o Villa Ambiental alerta para os riscos do aquecimento global e orienta como podemos mudar de atitude; no Parque Ecológico do Guarapiranga, o Água Amiga, apresenta às crianças a importância de economizar esse recurso; no Zoológico de São Paulo, o Bicho Legal aborda a agenda dos animais e no Jardim Botânico, o Verde Vivo mostra a diversidade entre as plantas.

O projeto pedagógico do Criança Ecológica visa a aprendizagem lúdica, ou seja, de modo que as crianças possam aprender sobre o meio ambiente brincando.

Da Secretaria do Meio Ambiente