Homicídios e todos os crimes contra o patrimônio despencam na região de Sorocaba

Mortes intencionais caem 22%, roubos de veículos 37%, roubos e furtos 9% no segundo trimestre

qua, 28/07/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

Os homicídios dolosos caíram na região de Sorocaba no segundo trimestre de 2010, apontam as Estatísticas da Criminalidade, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O número de mortes intencionais diminuiu 22% de abril a junho, segundo a Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP (CAP). A redução dos homicídios dolosos na região colaborou para que o Estado registrasse em junho o menor número de mortes intencionais na história recente: 296 casos, o que corresponde a 8,84 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Já são 48.674 as vidas poupadas no Estado desde 1999, quando os homicídios começaram a declinar.

No segundo trimestre de 2010, foram registrados na região 16 homicídios a menos que no mesmo período do ano passado – 74 mortes intencionais entre abril e junho de 2009, contra 58 no segundo trimestre deste ano.

São Paulo reduziu os homicídios dolosos em 70% desde 1999. A taxa de homicídios do Estado caiu de 35,27/100 mil habitantes, em 1999, para 10,69/100 mil, em 2008, número que equivale a menos da metade da taxa média nacional, de 24,5/100 mil habitantes. Em 2009, o número de mortes intencionais em São Paulo oscilou ligeiramente para cima, mas agora, ao final deste primeiro semestre de 2010, retoma a trajetória de queda.

A Secretaria da Segurança Pública entende que o crime contra a vida está sob controle em São Paulo. A redução dos homicídios no Estado, que tem 42 milhões de habitantes, colabora para a diminuição das mortes intencionais no Brasil.

Crimes contra o patrimônio

Os crimes contra o patrimônio também recuaram na região de Sorocaba. Os roubos caíram 9% no segundo trimestre, consolidando a tendência de queda de 3% no primeiro semestre. Em relação aos mesmos meses de 2009, em números absolutos, houve 137 roubos a menos entre abril e junho, e 97 a menos entre janeiro e junho.

Os furtos também recuaram 9% no segundo trimestre. Foram 668 casos a menos, em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando a tendência de queda de 5% nos seis primeiros meses – foram registrados 814 furtos a menos, na comparação com janeiro a junho de 2008.

Os roubos seguidos de morte também tiveram redução no segundo trimestre.  No ano passado, de abril a junho foram registrados seis latrocínios, contra quatro este ano.

No segundo trimestre de 2010, a região de Sorocaba não registrou um único roubo a banco – no ano passado, houve um caso no período. Na comparação entre os primeiros semestres de 2009 e 2010, o crime foi reduzido pela metade – caiu de quatro para dois.

Entre abril e junho, foram roubados 145 veículos a menos que no segundo trimestre de 2009 – uma expressiva redução de 37%. O recuo consolidou a tendência de queda de 27% dos roubos de veículos nos seis primeiros meses de 2010, como 191 registros a menos.

O número de veículos furtados de abril a junho retrocedeu em 119, uma queda 11%. No semestre, a redução acumulada de furtos de veículos é de 7%. As polícias da região recuperaram e devolveram aos proprietários 48% dos veículos furtados ou roubados – acima da média estadual, de 43%.

Investimento e mudanças nas polícias

A redução dos crimes contra o patrimônio resulta de mudanças nas políticas de segurança pública do Estado, da ação das polícias e da melhora do cenário econômico. Desde março do ano passado, houve alterações na gestão da área de segurança, com a designação de novos comandantes militares e delegados diretores de departamentos, criação de novas unidades especializadas e fixação de metas.

A Polícia Civil teve fortalecido seu papel na investigação dos crimes. Já a Polícia Militar teve reforçado o efetivo e a frota de viaturas e aeronaves. O Governo Estado estendeu a todos os 645 municípios ferramentas de Inteligência Policial, como o RDO (Registro Digital de Ocorrências) e o Infocrim, que permitem o mapeamento da criminalidade, com indicação de locais, dias e horários de maior incidência criminal, e que tanto colaboraram para a redução dos homicídios na Capital e nos maiores municípios.

Da Secretaria da Segurança Pública