Governador Cláudio Lembo recebe prêmio “José Artigas” da Câmara de Comércio Brasil Uruguai

Cerimônia foi realizada no Memorial da América Latina

qui, 14/12/2006 - 22h14 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo foi homenageado na noite desta quinta-feira, dia 14, no Memorial da América Latina, com o prêmio “José Artigas, o Protetor dos Povos Livres”. O governador recebeu o prêmio por suas iniciativas para a aprofundar a integração entre Brasil e Uruguai, em 2006. Foi o primeiro governador do Estado de São Paulo a visitar aquele País.

A homenagem foi idealizada pela Câmara de Comércio Brasil Uruguai-São Paulo com o apoio do Consulado Geral e tem o objetivo de reconhecer o empenho de empresas, personalidades e instituições dentro das propostas: comercial, social, cultural, científica, esportiva, gastronômica e turística – que ao longo do ano tem se destacado nas diferentes atividades para a integração entre os dois países.

O governador destacou a importância de José Artigas, como símbolo da liberdade dos uruguaios. “O Uruguai enfrentou nações como Brasil e Argentina e venceu e Artigas foi o grande herói nacional”, disse ele.

José Artigas (1774 -1850) foi o proclamador da independência do Uruguai. Para preservá-la lutou contra tropas argentinas, espanholas e luso-brasileiras.

Lembo ressaltou ainda que na longa história da América, após o período pré-colombiano, “é a primeira vez que esse continente conheceu plenamente a liberdade”, comentou o governador.

O prêmio entregue nesta noite foi esculpido pelo artista plástico Atiel Artigas Severino e trás as duas faces de José Artigas em madeira policromada, assentadas sobre pedra de granito com vetas azuis.

Durante a cerimônia também foram homenageados com o prêmio, Juan Antonio Remedi Silva,   ministro e cônsul geral da República Oriental do Uruguai, Fernando Leça, presidente da Fundação Memorial da Amércia Latina, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, AmBev, Companhia de Bebidas das Américas, banco Itaú, Gol Transportes Aéreos, Marcos Molina do Frigorífico Marfrig, Petrobrás Uruguay e Oldemar Cáceres, maestro e músico uruguaio.

Carlos Prado