Entenda por que Museu Casa de Portinari está temporariamente fechado

Após constatação de desprendimento de pintura, espaço vai passar por reforma

sex, 29/06/2012 - 8h59 | Do Portal do Governo

Na última sexta, 22, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, foi fechado temporariamente para reformas. A decisão tomada pela Secretaria da Cultura visa à proteção dos afrescos pintados pelo artista plástico Candido Portinari.

Durante uma inspeção de rotina, o restaurador Julio Moraes constatou na Capela da Nonna um processo chamado delaminação, que consiste no desprendimento da pintura. Segundo o laudo, não é possível afirmar com exatidão quais as causas da delaminação. É possível também que o problema esteja relacionado aos materiais usados por Portinari como aglutinantes da tinta – gema de ovo ou cola animal, que têm vida útil curta e são particularmente sensíveis a variações de umidade – ou mesmo à própria técnica de construção da casa, muito rudimentar.

Outro fator que pode ter contribuído para afetar as pinturas é o alto número de visitantes, uma vez que isso provoca mudança brusca de temperatura. Em 2011, o Museu Portinari recebeu público de mais de 114 mil pessoas, sendo considerado o mais freqüentado do interior de São Paulo. Um cuidado apontado por Moraes é para que os visitantes não tirem fotos com flash por causa da reação entre a tinta das pinturas e a radiação emitida pela câmera.

Desde a inauguração do museu, na década de 70, Moraes ressalta que esta é primeira vez que o local fecha para reforma. “Em mais de 40 anos, apenas foram realizados pequenos reparos como em 2004, numa parte do telhado”, diz o restaurador. Além disso, o museu é o primeiro no Estado a ter um plano de conservação permanente do acervo. A ação é realizada pela ACAM (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) que tem como objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio da colaboração técnico-operacional e financeira.

Ainda não há uma data para a reabertura do museu, Atualmente, a Secretaria está concluindo os trâmites necessários para dar início à licitação do projeto executivo e da obra, o que deve ocorrer em julho. Enquanto isso, o assessor do Museu Casa Portinari, André Rezende, ressalta que as atividades pedagógicas continuarão, mas ainda não há nenhum local específico. Uma das opções é a esplanada em frente ao prédio do museu.  

Museu Casa de Portinari

O museu Casa de Portinari foi inaugurado em 14 de março de 1970 e tem como edificação a casa onde residiu o artista. Seu acervo é formado principalmente por trabalhos realizados em pintura mural, ou seja, as pinturas têm por suporte as paredes da casa, nas técnicas de afresco e têmpera.

Do Portal do Governo do Estado