CPTM tem programação cultural para 455 anos de SP

No dia 22, o Espaço Cultural receberá grupos de percussão e coral do Instituto Terceiro Setor

seg, 19/01/2009 - 9h24 | Do Portal do Governo

O projeto Fala Aí, Comunidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos apresenta neste mês uma programação especial para a comemoração do 455º aniversário da cidade de São Paulo. No próximo dia 22, o Espaço Cultural CPTM receberá dois grupos do Instituto Terceiro Setor (ITS): um de percussão e outro coral, que cantarão músicas consagradas compostas em homenagem à “Terra da Garoa”.

Desenvolvido há dois anos, o Fala Aí, Comunidade oferece ao usuário da CPTM a oportunidade de manter contato com manifestações artísticas e culturais.

Os grupos fazem parte do Projeto Imagem, administrado pelo ITS e com patrocínio da AGFA (Agfa Gevaert do Brasil). Os jovens de 7 a 17 anos desenvolvem atividades musicais com aulas de percussão e coral, ministradas pelo Maestro Adenir Gonçalves Oliveira Júnior, e flauta doce. Outras práticas no instituto envolvem informática, fotografia e esportes.

Percussão

Os percussionistas do ITS tocarão um instrumento chamado bambona, produzido com material reciclado. As bambonas variam de 60 cm a 1 metro de altura, o que determina as diferenças no som entre grave e agudo. O material utilizado para a confecção do instrumento é composto de uma base de plástico rígido, formando uma espécie de tambor, e sendo tocados por baquetas comuns usadas para bateria.

Coral

Os jovens cantores apresentarão um repertório especial para o aniversário de São Paulo. O grupo apresentará algumas canções de autoria própria, e outras que são emblemáticas para a capital como “Sampa” (Caetano Veloso), “Trem das 11” (Demônios da Garoa) e “Envelheço na Cidade” (Ira!), essa com uma adaptação que insere trechos do hino da cidade na versão do coral.

Serviço

“Fala Aí Comunidade”
Local: Espaço Cultural CPTM
Endereço: Estação Brás – Praça Agente Cícero, s/nº
Data: 22/01, quinta-feira.
Horário: a partir das 17h
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.

Da CPTM