Com ares interioranos, Limeira convida os turistas para uma viagem

Entre os atrativos da cidade estão o Museu da Jóia, as fazendas históricas e a Gruta decorada

sex, 28/09/2012 - 11h40 | Do Portal do Governo

Distante 145 quilômetros de São Paulo, Limeira é uma boa pedida para quem deseja conhecer uma cidade com ares de interior e cheia de detalhes. O município traz como destaque o Museu da Jóia, o Palacete Levy e a Gruta decorada.

Com sua arquitetura neoclássica, o Palacete Levy é um local que desperta os olhares.  Construído em 1881, o espaço já serviu de residência ao dono da Fazenda Itapema, Sebastião de Barros e Silva e, atualmente, abriga exposições.

Desde 2009, os visitantes têm à disposição o Museu da Jóia. O local traz equipamentos antigos, fotografias e peças desenvolvidas por designers locais que contam a história quase centenária da fabricação de jóias folheadas de Limeira. Hoje a produção da cidade corresponde a mais da metade do Brasil.

Limeira apresenta duas igrejas com grande destaque. A primeira é a Catedral Nossa Senhora das Dores, erguida inicialmente em 1831, que foi demolida e reconstruída na década de 1940. A outra é a Igreja Matriz de São Sebastião, localizada no Largo que leva o mesmo nome do santo.

Um local curioso e que atrai vários turistas é a Gruta, na Praça Toledo Barros. Projetada por Octavio Monti, possui um labirinto traçado sob a cúpula que reproduz um desenho de inúmeras representações antigas, principalmente em moedas gregas de Knossos.

No quesito natural, o Horto Florestal é uma ótima opção para curtir o verde e relaxar. O espaço fica a nove quilômetros do centro de Limeira e é propicio para praticar esportes e andar de pedalinho pelo lago.

O turista ainda pode conferir de perto o gostinho do interior nas fazendas históricas. A Fazenda Quilombo é um dos exemplos que ilustra bem isso na cidade. O espaço foi criado na década de 1870, dedicou-se ao cultivo de café até a crise de 1929 e depois foi substituído por laranja, algodão e cereais. Hoje é possível fazer um agradável passeio pelas terras e tomar um bom café. 

Do Portal do Governo do Estado