SP terá fábrica de vacina contra gripe

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 10 de novembro de 2004

qua, 10/11/2004 - 9h02 | Do Portal do Governo

Será autorizado hoje o início da construção da primeira fábrica de vacina contra gripe do Hemisfério Sul, no Instituto Butantan, na Capital.

O anúncio oficial será feito pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barata. Juntos, eles também irão detalhar um pacote de vacinas inéditas no Brasil. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as vacinas serão produzidas no próprio instituto, a partir de 2005. Com 9.876,77 m², a nova fábrica terá capacidade de produzir 20 milhões de doses por ano, suficientes para atender toda a demanda nacional, o que pode gerar uma economia de R$ 100 milhões aos cofres do País.

A intenção do governo estadual é colocar a fábrica em funcionamento no segundo semestre de 2006. O investimento será de R$ 19 milhões. Além da vacina contra a gripe, serão desenvolvidos imunizantes contra rotavírus, HPV, coqueluche e hepatite B (reunidas em apenas uma vacina), pneumonia, além das vacinas Pertussiss (contra a coqueluche) e DTP (difteria, coqueluche e hepatite) e hemophilus B (meningite).