População participa da elaboração das diretrizes do Orçamento de 2020

Audiência Pública Eletrônica garante transparência e amplia participação da população no processo de planejamento orçamentário estadual

qui, 21/03/2019 - 17h28 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento, realiza Audiência Pública Eletrônica, no período de 20 a 31 de março, com o objetivo de garantir maior transparência e ampliar a participação de toda a população no processo de planejamento orçamentário estadual. Os resultados da consulta popular ajudarão no processo de elaboração das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2020.

Podem participar da Audiência Eletrônica – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) os cidadãos, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, com sugestões que promovam o desenvolvimento social e econômico sustentável do Estado e de sua região.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é a norma que fixa, com base no PPA, as metas e prioridades da administração pública estadual para orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano subsequente. Segundo a Constituição, ainda na LDO devem ser apresentadas quaisquer alterações na legislação tributária e na política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

Para o secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, essa é uma oportunidade para a população contribuir, de maneira efetiva, na construção de um orçamento mais próximo do cidadão, dentro da realidade socioeconômica de cada região.

“A participação do cidadão contribuirá significativamente com a identificação das áreas e ações prioritárias naquela comunidade em que ele vive. Além disso, as sugestões de iniciativa popular, mesmo que pontuais, podem gerar ações que beneficiem a população do Estado como um todo”, disse.

O acesso à Audiência Pública Eletrônica LDO 2019 está disponível nos sites www.planejamento.sp.gov.brportal.fazenda.sp.gov.br e  homolog.saopaulo.sp.gov.br.

Agenda:

Audiência Pública Eletrônica – Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019

Data: de 20 a 31 de março

Sites:
www.planejamento.sp.gov.br
portal.fazenda.sp.gov.br
homolog.saopaulo.sp.gov.br

Da Secretaria da Fazenda e Planejamento