Alckmin visita moradores que fizeram grande economia de água

Nas cinco semanas de vigência do bônus, clientes abastecidos pelo Sistema Cantareira diminuíram o consumo em 3.160 litros por segundo, em média

ter, 11/03/2014 - 14h54 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 10, os resultados até o momento do programa de incentivo à redução no consumo de água. O governador visitou, na zona norte da capital, alguns consumidores abastecidos pelo Sistema Cantareira que atingiram a meta de redução de consumo de 20% e receberão o bônus financeiro de 30% de desconto na conta.

A participação dos moradores não para de crescer. O bônus foi anunciado no dia 1º de fevereiro. Na primeira semana após o anúncio do incentivo financeiro, o consumo de água foi reduzido em 590 litros por segundo. Na segunda semana, a economia foi de 2.210 litros por segundo; na terceira, foram economizados 2.260 litros por segundo e, na quarta semana, 4.610 litros por segundo. Agora, no começo de março, chegou a 6.220 litros/segundo. A diminuição na produção gerou uma economia de água que seria suficiente para abastecer 1,8 milhão de pessoas, ou uma cidade do porte de Curitiba, no Paraná.

“Graças à adesão da população à campanha de uso racional da água e à integração entre os sistemas de abastecimento, nós conseguimos reduzir a captação no Sistema Cantareira e continuar fornecendo água normalmente para toda a população”, afirmou Alckmin.

Como funciona o bônus

O incentivo financeiro foi criado pela Sabesp para estimular moradores da Grande São Paulo a diminuir o consumo de água. Tem direito ao bônus o cliente que reduzir em pelo menos 20% o consumo médio de um período de 12 meses: de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Para esses consumidores, haverá desconto de 30% na conta. Esse abatimento será aplicado já sobre um valor menor, já que a diminuição no consumo resultará em uma fatura mais barata para a aplicação do benefício.

A medida vale para residências, comércios e indústrias abastecidos pelo Sistema Cantareira: toda a zona norte e o centro de São Paulo, parte das zonas leste e oeste da capital, Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba. Em Guarulhos e São Caetano do Sul, também atendidos pelo Cantareira, a distribuição é responsabilidade das prefeituras, que compram água da Sabesp. Cabe aos serviços municipais a decisão sobre a concessão do incentivo e a orientação sobre o combate ao desperdício.

O benefício terá validade para as contas dos meses de referência de fevereiro a agosto, que chegarão aos consumidores de março a setembro. Para Santana de Parnaíba, a medida será aplicada nos meses de referência de março a agosto, com a chegada da fatura entre abril e setembro.

A conta do cliente abastecido pelo Sistema Cantareira terá um informe com a meta de redução a ser atingida. O consumidor poderá também observar seu histórico de consumo de 12 meses na Agência Virtual da Sabesp: www9.sabesp.com.br/agenciavirtual.

A Sabesp já está utilizando outros sistemas para abastecer parte da população atendida pelo Cantareira. Hoje, até 1,6 milhão de pessoas recebem água dos Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga.

Dicas de economia

Para ajudar a população a alcançar a meta de redução no consumo de pelo menos 20%, a Sabesp recomenda as seguintes medidas:

– tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu;

– não lave a calçada com mangueira; use a vassoura para limpar o local;

– não lave o carro com a mangueira; use um balde;

– antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar;

– acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça;

– deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;

– muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

As dicas geram ótimos resultados. Banho com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água em uma casa. Com o registro fechado no ensaboamento e uma duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

Outra dica importante é na hora de lavar o carro. Prefira usar um balde e um pano em vez da mangueira. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida e feche a torneira: o consumo pode cair de 240 litros para 20 litros. Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos. A água das piscinas montadas para as crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

Sabesp
(11) 3388-8216 / 8313