CPTM amplia três serviços aos passageiros no primeiro trimestre

qua, 10/04/2019 - 12h31 | Do Portal do Governo

Já foram três meses de trabalhos intensos na CPTM para melhorar a oferta de transporte para a população. Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores do Alto Tietê, a CPTM fez as obras de energia para implantar de forma integral o Expresso Leste-Mogi, na Linha 11-Coral. Agora, as viagens entre as estações da Luz, na capital, e Estudantes, em Mogi das Cruzes, podem ser feitas sem transferência em Guaianases em todo o horário comercial. A medida deve beneficiar ao menos 230 mil pessoas, público que já utiliza o trecho diariamente.

Também foi atendido o pedido da população para ampliar o serviço Connect. Desde o dia 2 de abril, a CPTM oferece mais viagens entre as estações Engenheiro Goulart e Brás na Linha 13-Jade, sem necessidade de transferência na Linha 12-Safira.

Pensando em quem vai da região do ABC para o Centro se divertir e fazer compras aos sábados, nasceu o projeto do Expresso Linha 10+. O serviço, na Linha 10-Turquesa, sai da estação Santo André e vai até a Luz, todos os sábados.

Em paralelo à criação e ampliação de novos serviços, a Companhia continua renovando a frota. A Linha 7-Rubi recebeu três novas composições desde o início do ano. No total, do lote de 65 composições encomendadas pela CPTM, 61 já foram entregues para modernização das linhas 7-Rubi e 11-Coral.

Obras e expansão

A nova gestão estadual deu mais um passo importante ao inaugurar parceria com a iniciativa privada para a construção de uma estação.  É um modelo pioneiro no Estado e que traz benefícios para a CPTM, os passageiros e o setor privado. As obras da estação João Dias, na Linha 9-Esmeralda, serão bancadas por uma empresa que vai erguer um empreendimento imobiliário junto à estação. A iniciativa privada vai arcar com 75% dos custos. A parte do investimento que cabe ao Governo do Estado cobre desvios necessários na via para realização da obra.

As estações estão sendo modernizadas para atender melhor os passageiros e oferecer condições de acessibilidade para quem precisa. Das 94 estações da CPTM, 62 já estão adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com um investimento de cerca de R$ 630 mil, foram concluídas neste ano as obras de acessibilidade da estação Mogi das Cruzes. O saguão foi ampliado e os passageiros contam com sanitário acessível, rampas com corrimão, piso tátil direcional e de alerta nas plataformas. Também foram feitos ajustes nas bilheterias com a ampliação do balcão.

As estações Jaraguá, Santa Teresinha, Guapituba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Antonio Gianetti também estão com obras e, até o fim deste ano, terão o projeto de acessibilidade concluído.

A reconstrução da Estação Francisco Morato e a ampliação da Linha 9-Esmeralda de Grajaú até Varginha são consideradas obras prioritárias. A nova estação de Francisco Morato terá 6 mil m² de área construída, três plataformas, três elevadores, cinco escadas rolantes, dois acessos externos e passarela externa aberta 24 horas. A estação contará com todos os itens de acessibilidade e será interligada com o terminal de ônibus municipal.

Já a ampliação da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul da capital vai beneficiar moradores da Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares, locais muito carentes de transporte público. A demanda é estimada em cerca de 110 mil passageiros por dia. As obras civis avançam e, em breve, será assinado o último contrato do empreendimento.

A CPTM também faz parcerias com outras secretarias para oferecer serviços além do transporte. No primeiro trimestre, na área de saúde, foram realizadas 250 ações nas diversas estações, abrangendo todos os municípios atendidos pela Companhia com campanhas de vacinação de febre amarela e sarampo, além de conscientização e prevenção de DSTs, dengue, pressão arterial e outras doenças.

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
(11) 3117-7490/ 7492