Telemprego atendeu mais de 3 mil ligações em cinco horas de funcionamento

O sistema foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira, dia 16

seg, 16/12/2002 - 18h28 | Do Portal do Governo

Em seu primeiro dia de funcionamento o atendimento eletrônico do Telemprego – novo sistema de reconhecimento de voz que facilita a procura de uma vaga de emprego sem que o trabalhador precise se dirigir a um Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) – registrou um número recorde de acessos.

Entre meio-dia e 17 horas desta segunda-feira, dia 16, mais de 3 mil pessoas foram atendidas pelo sistema. O sistema tem capacidade para atender 600 pessoas por hora ou 14.400 por dia.

Diante do sucesso demonstrado pelo serviço, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) já pensa em aumentar sua rede de atendimento do 0800-7729901. As pessoas que não conseguirem acessar o serviço em horário comercial podem fazê-lo em outros horários, já que o serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Mais de 50% das pessoas que procuram os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) o fazem com o objetivo de buscar informações sobre vagas de emprego disponíveis. Com a adoção do Telemprego, a Sert espera reduzir o número de pessoas em busca de informações nos PAT´s, o que deverá melhorar a qualidade do atendimento para o trabalhador.

Para obter a informação sobre vagas através do 0800, é necessário que o trabalhador se dirija primeiro a um dos 38 Postos de Atendimento existentes na Grande São Paulo munidos do RG e carteira profissional para fazer o seu cadastramento.

Lançado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo Secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, durante a inauguração da 270ª unidade do Banco do Povo Paulista no Poupatempo de Guarulhos, nesta segunda-feira, o Telemprego é um serviço que promete revolucionar o atendimento ao trabalhador na colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

Ao ligar para o 0800-7729901, o trabalhador pode acessar o banco de vagas da Sert informando sua profissão, sexo e escolaridade.

Na mesma ligação será orientado, de acordo com seu perfil profissional, sobre a vaga disponível mais próxima de sua residência. O serviço disponibiliza vagas de emprego nos 39 municípios da Grande São Paulo.

O setor de captação de vagas da Sert disponibiliza hoje, em média, 13 mil vagas diárias para a Região Metropolitana de São Paulo.