Segurança: São José do Rio Preto recebe Centro de Detenção Provisória

Esse é o 18º Centro de Detenção Provisória inaugurado no sistema prisional

ter, 22/10/2002 - 15h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária inaugura nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 11 horas, o Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, localizado na Rodovia BR-153, Km 47- Zona Rural.

A obra, iniciada em dezembro de 2001, contém setor médico e odontológico, ambulatório, parlatório e farmácia. Uma das inovações dos CDPs é a distribuição das celas que, além de mais amplas, ficam em oito raios (96 presos em cada um). Outra é a sala de audiência, com a finalidade de sem precisar sair da unidade colocar o detento em contato com a Justiça. Com essa sala na própria unidade, o trâmite processual é acelerado e diminui o risco de fugas ou resgates durante o transporte de presos.

Construídos para abrigar a população provisória que superlota os distritos policiais e cadeias públicas, nos CDPs (768 vagas) há condições de a Secretaria da Administração Penitanciária ultrapassar em até 25% o número de detentos em cada centro, sem causar os mesmos problemas que a superlotação acarretaria em outras unidades.