Saúde: Secretaria lança sistema de tomografia ‘on-line’

Transmissão de imagem por cabo possibilita diagnóstico imediato de tomografia computadorizada

qua, 01/09/2004 - 11h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está implementando um sistema inovador de exame de tomografia on-line. O hospital estadual Ipiranga é o primeiro a entrar no programa e agora tem seu sistema de tomografia computadorizada integrado por cabo ao sistema do Instituto de Pesquisa e Estudos de Diagnóstico por Imagem (IDI), órgão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Com o sistema ‘on-line’ é possível identificar na hora o problema do paciente. Médicos das duas instituições podem até discutir o caso pelo sistema. A primeira transmissão ocorreu em 5 de agosto. Até agora já foram realizados cerca de 20 exames, todos com sucesso.
‘Enquanto a pessoa passa pela tomografia computadorizada, sempre acompanhada de um médico, há um profissional da Unifesp analisando seu caso. Os médicos conversam e chegam a um diagnóstico conjunto’, afirma a diretora do Hospital Ipiranga, Vera Regina Salim.

A expectativa da Secretaria é ampliar o projeto para outras unidades. Por este motivo está programado treinamento de médicos, com o objetivo de apresentá-los ao sistema.

O Hospital Ipiranga fica na avenida Nazareth, 28 – Ipiranga, zona sul da capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)