Mutirão cirúrgico no Hospital Regional do Vale continua nesta sexta-feira

Operações complexas serão realizadas a partir das 7h30

qui, 25/11/2004 - 13h17 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde continua nesta sexta-feira, 26 de novembro, a partir das 7h30, o mutirão de cirurgias no Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté. No total, com os dois dias de mutirão serão realizadas 31 operações cardíacas, de cabeça e de pescoço, além de cirurgias gástricas.

Com cerca de 100 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, o evento será destinado apenas para pacientes que já tinham agendamento no hospital. Todos já foram contatados e chamados para as cirurgias. O objetivo do mutirão é reduzir a fila de espera nestas especialidades.

Como as cirurgias desse mutirão, todas não-urgentes, são complexas, e os pacientes devem permanecer internados por cerca de três dias, 20 leitos extras foram instalados nos quartos do hospital para garantir o atendimento clínico do hospital.

Desde que foi adquirido pelo Estado, em maio de 2004, o Hospital Regional do Vale do Paraíba tem seu quarto mutirão médico. ‘Os mutirões acontecem para diminuir ou acabar com filas de espera, o que a Secretaria tem conseguido alcançar por todo o Estado’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A aquisição do complexo hospitalar custou R$ 20,8 milhões aos cofres da Secretaria, que já investiu mais R$ 15,2 milhões para reformas e aquisição de novos equipamentos. A estadualização do hospital beneficia cerca de um milhão de habitantes em 27 cidades do Vale do Paraíba.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.