Medicina: Unesp encerra curso de especialização em gestão de sistemas e serviços de saúde

Alunos foram avaliados através da apresentação de trabalhos individuais e em grupo

seg, 24/11/2003 - 16h56 | Do Portal do Governo

Foi encerrado o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, promovido pelas Direções Regionais de Saúde de Araçatuba, Bauru e Botucatu pelo Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (FBN) / UNESP. Participaram profissionais de saúde de todas essas unidades e que estão envolvidos na administração e gerenciamento de equipes das unidades básicas de saúde nos municípios dessas regiões.

Otimizar as capacidades administrativa, gerencial e diretiva das equipes gestoras foi o ponto central do curso. Sua divisão em três módulos – Avaliação, Planejamento e Reorganização e desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde – orientou-se para uma redefinição dos sistemas e serviços de saúde, a partir da análise crítica da problemática local.

A capacitação individual e de equipe, o estreitamento das relações entre os alunos e as instituições gestoras e de ensino, e mais a necessidade de conscientização de se trabalhar numa perspectiva de humanização estiveram presentes no plano de treinamento.

O curso contou com a coordenação das professoras Dr.ª Elen Rose Lodeiro Castanheira e Dr.ª Luana Carandina. Foram 7 meses de curso –carga horária de 360 horas – ministrado às sextas-feiras e sábados pelos docentes dos Departamentos de Saúde Pública e de Enfermagem da FMB, nas dependências do Centro Saúde Escola “Achilles Dellevedove”.

Os alunos foram avaliados através da apresentação de trabalhos individuais e em grupo, desenvolvidos em aula e ainda por pesquisas de campo individuais. Como exigência para a conclusão do curso, apresentaram uma monografia, na qual deveriam problematizar aspectos gerenciais locais.

No dia 5 de dezembro, haverá na Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu uma reunião para apresentar dos trabalhos de conclusão de curso e a entrega dos certificados.