Lazer: Zoológico de São Paulo implanta programa de visita monitorada

Iniciativa prevê caminhada ecológica pela Mata Atlântica e apresentação de vídeos sobre fauna e flora

qua, 09/10/2002 - 13h04 | Do Portal do Governo

As visitas ao Parque Zoológico e ao Zôo Safári são uma ótima opção de cultura e lazer na Capital. A Fundação Parque Zoológico de São Paulo, responsável pelo maior Zoológico do Brasil e pelo Zôo Safári, está implantando um programa de visita monitorada que promete inovar em termos de atividades ligadas ao meio ambiente.

Entre outras coisas, o programa prevê caminhada ecológica pela Mata Atlântica, incluindo quatro quilômetros de trilha e apresentação de vídeos com explicações sobre a fauna e a flora do Parque. As visitas especiais contarão com apoio de monitores especializados que falarão sobre os hábitos e curiosidades das mais de 300 espécies nativas e exóticas que habitam a área.

Os roteiros incluem visita à cozinha e à fábrica de ração, além da realização de dinâmicas com o público infantil, pedagogicamente desenvolvidas para trabalhar noções de preservação do meio ambiente e vida animal, com informações sobre equilíbrio ecológico e cadeia alimentar.

O acesso ao parque poderá ocorrer através de vans ou micro-ônibus de particulares, por portão especificamente destinado às visitas monitoradas, sendo possível ainda alugar veículos no local para os roteiros, incluindo passeios no Zôo Safári, o antigo Simba Safári de São Paulo. Todos os visitantes receberão um mapa do Zoológico com versão em português e inglês, e disporão de tempo para passeios livres.

De acordo com a Presidência da Fundação, inicialmente as visitas serão destinadas ao público coordenado por agências de turismo, mas estarão abertas à população em geral por meio de empresas de vendas de ingressos pela internet, telemarketing e entrega em domicílio, bem como na bilheteria do próprio Parque.

Os passeios oferecem cinco roteiros diferentes com duração de três a quatro horas variando de acordo com o percurso. Os preços também diferem conforme a programação alternando entre 15 e 30 reais.

Além dos 80.000 m2 de Mata Atlântica, cortada pelo histórico Rio Ipiranga, e da exposição de diversos tipos de animais, os visitantes terão também à disposição uma lanchonete e uma loja de suvenir. A estrutura do parque abre espaço para a realização de piqueniques e compõe uma paisagem de extraordinária beleza, ideal para recreação.

O Parque Zoológico está localizado na Av. Miguel Stéfano nº 4241, Água Funda, a cinco minutos da Rodovia dos Imigrantes e da Avenida dos Bandeirantes. O acesso ao Zôo Safári deve ser feito pela Avenida do Cursino, nº 6338, na Vila Moraes.

Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone: (11) 5073-0811, ramal 2034 ou, ainda, por e-mail: ensino-zoo@zoologico.sp.gov.br ou divulgacao-zoo@zoologico.sp.gov.br