Justiça: Assentados aprendem a preparar medicamentos naturais

Curso será realizado nesta quarta-feira, dia 14

ter, 13/09/2005 - 10h34 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp) promove nesta quarta-feira, dia 14, um curso de manipulação de ervas medicinais no assentamento Conquista, em Tremembé. Participam 20 agricultores dos assentamentos Conquista, Nova Esperança I, de São José dos Campos, e Vergel, de Mogi Mirim, além de quatro técnicos do Itesp.

Os assentados aprenderão a preparar produtos naturais como pomadas, xaropes e sabonetes. A matéria-prima utilizada é cultivada no próprio assentamento, com os kits doados pelo Itesp no núcleo Farmácia no Quintal do Programa de Capacitação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.

No ano passado, foram doados quatro kits para o assentamento Conquista. Cada kit contém mudas de 30 espécies diferentes de plantas. O curso de manipulação é mais uma etapa do programa. Já foram oferecidos cursos que enfocaram desde técnicas de cultivo até a identificação de cada espécie.

Além de contribuir na prevenção de doenças, o cultivo de plantas medicinais também oferece uma alternativa de geração de renda, com a venda da produção.O assentamento Conquista já é conhecido na região pela produção orgânica de hortaliças com a utilização de técnicas japonesas.

Data: Quarta-feira, dia 14 de setembro de 2005
Horário: 8 horas
Local: assentamento Conquista, em Tremembé.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.