(Flash): Alckmin participa da posse da diretoria do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

Entidade será presidida pelo prefeito de São Bernardo do Campo, William Dib

sex, 14/01/2005 - 9h16 | Do Portal do Governo

Santo André – O governador Geraldo Alckmin participa, nesta sexta-feira, dia 14, no município de Santo André, da cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, cargo que será ocupado pelo prefeito reeleito de São Bernardo do Campo, William Dib. Anteriormente, o cargo era ocupado por Maria Inês Freire, ex-prefeita de Ribeirão Pires.

O consórcio foi formado há 14 anos e reúne sete municípios: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A região tem 2,5 milhões de habitantes e as atividades econômicas são responsáveis por 2,5% do PIB nacional – R$ 25 bilhões – o que equivale à terceira economia do País.

O objetivo do consórcio é solucionar problemas comuns envolvendo essas cidades, como transporte, meio ambiente, saúde, combate a enchentes e tratamento de resíduos sólidos. Desde sua criação já foram feitos 77 parcerias e acordos com o Estado, entidades civis e privadas, com destaque para a construção de piscinões, hospitais estaduais e programas de atendimento voltados a crianças e adolescentes.

Um dos trabalhos atuais destacado pelo coordenador da área de logística do consórcio, Renato Maués, é a elaboração de um plano de integração viária para adaptar a infra-estrutura do Grande ABC à futura demanda do Trecho Sul do Rodoanel Metropolitano.

Valéria Cintra / LRK

Leia também: Estado ajuda prefeitura de São Bernardo a abrigar famílias desalojadas pelas enchentes