Estação Chácara Klabin do Metrô começa a funcionar no próximo ano

Construção segue em ritmo acelerado: obra faz parte da extensão da Linha 2, que liga a estação Ana Rosa à estação Ipiranga

sex, 01/04/2005 - 12h21 | Do Portal do Governo


A Estação Chácara Klabin – uma das três novas estações do Metrô na extensão da Linha 2 – deverá iniciar suas operações no próximo ano. As obras subterrâneas seguem em ritmo intensivo, com o uso de soluções tecnológicas para evitar interferências no trânsito da superfície e na vida dos habitantes das áreas vizinhas.

A construção da estação Chácara Klabin já incorpora instalações para receber, futuramente, o final do traçado da Linha 5 (implantada atualmente em seu trecho inicial, de Capão Redondo ao Largo Treze, em Santo Amaro).

Iniciada há um ano, exatamente no dia 31 de março de 2004, a expansão da Linha 2 do Metrô terá 3,4 quilômetros de extensão e três novas estações: Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga. Já foram construídos 1.500 metros de túneis, além das obras, que prosseguem de forma ininterrupta, com o emprego de 1.200 operários, para a implantação das estações Chácara Klabin e Imigrantes. A estação Ipiranga aguarda a conclusão de desapropriações no local para ser iniciada.

A expectativa é de que até o final de 2006, com a inauguração desse trecho, 90 mil novos usuários passem a utilizar diariamente a Linha 2, que transporta, hoje, 280 mil passageiros diários, entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa, numa extensão de 7 quilômetros de linhas.

As obras da estação Chácara Klabin se desenvolvem num trecho interditado de 150 metros da rua Vergueiro (altura do número 3.780), na confluência com a rua Desembargador Aragão, na Vila Mariana. Atualmente, cerca de 150 homens, com auxílio de caminhões-betoneiras, realizam a concretagem das vigas de sustentação e da laje de cobertura da estação, que ocupa uma área de 2.400 m².

Inovações tecnológicas

A construção da estação Chácara Klabin exige soluções inovadoras para evitar ao máximo interferências no tráfego, em local de alta densidade demográfica. Estão sendo utilizadas as chamadas paredes-diafragma e estacas-barretes na estrutura da nova estação, com o ‘método de construção invertido’. Neste método, primeiro se constróem as paredes e o teto da estação, para a liberação mais rápida da parte viária ao tráfego.

Em seguida, terá início o trabalho de escavação do corpo da estação, sem maiores transtornos na superfície. A execução das paredes e da laje de cobertura da estação Chácara Klabin está sendo concluída. A seguir, terá início a escavação do corpo da estação, que acontecerá sob o viário da rua Vergueiro.

A estação Chácara Klabin terá 6.376 m² de área construída, uma bilheteria, oito bloqueios, sete escadas fixas, seis escadas rolantes e três elevadores. Estará capacitada para atender até 27.833 pessoas, sendo 17.716 embarques e 10.117 desembarques, por hora-pico.

Relacionamento com a comunidade

O Metrô, em conjunto com as empreiteiras que executam as obras de extensão da Linha 2,vem atuando no sentido de minimizar o impacto da obra na região, com inúmeras ações de relacionamento com a comunidade local.

Para facilitar o contato com moradores e interessados na obra, a Companhia dispõe de um canal especial de comunicação, o e-mail linha2verde@metrosp.com.br, ou atendimento pessoal, no posto de informações instalado na rua Vergueiro, altura do número 3750. Este posto funciona de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 14 às 18h. Fecha nos finais de semana.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa