Esalq: Revista trará inovações dos diversos setores agrícolas

Em sua primeira edição, Visão Agrícola terá como tema central a cadeia produtiva da cana-de-açúcar

ter, 03/08/2004 - 18h12 | Do Portal do Governo

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, promoveu nesta terça-feira, dia 3, no Salão Nobre da Escola, o lançamento da revista Visão Agrícola. A partir de agora, docentes, alunos em geral, profissionais e especialistas dos diversos setores agrícolas poderão contar com uma publicação que abordará o tema com profundidade.

‘Não se trata de uma publicação científica. A cada edição, a revista será composta de matérias integradas referentes a um setor da agricultura’, avisa o editor responsável, professor Luiz Gustavo Nussio, do Departamento de Zootecnia da Esalq.

Neste primeiro número, o tema central será a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Nas 120 páginas, além de uma matéria principal com uma abordagem geral sobre o tema e de um fórum opinativo, uma série de artigos temáticos e integrados abordará assuntos como controle de ervas daninhas, mecanização comercialização e melhoramento genético, entre outros. ‘Teremos também matérias relacionadas ao manejo de solos e sobre a questão do impacto ambiental, muito importante atualmente’, diz Nussio.

Os autores são escolhidos pela comissão editorial da revista a partir de sua competência no setor. ‘A revista não estará restrita a publicar textos de docentes da Esalq. Abriremos espaço a profissionais e pesquisadores dos diversos setores agrícolas que atuam em instituições, empresas, etc.’, avisa o editor. ‘O objetivo é trazer ao público as principais inovações aos diversos profissionais com credibilidade’. O professor antecipa que, em dezembro, a segunda edição da publicação terá como tema central a cultura de citros.

Distribuição nacional

Em sua primeira edição, Visão Agrícola, terá uma tiragem de sete mil exemplares que serão distribuídos em todo o território nacional. Instituições de pesquisa, bibliotecas, secretarias de agricultura e profissionais liberais receberão a revista semestralmente. ‘Tanto a tiragem quanto a periodicidade deverão aumentar de acordo com a demanda’, diz Nussio.

Desde o início de 2003, uma comissão constituída na Esalq vem trabalhando na idéia da publicação. ‘A atual administração deu total apoio. Trata-se de uma antiga expectativa, a edição de uma publicação com esse perfil’, conta o editor.

Nesta segunda-feira (2), houve o lançamento do site da revista. Os internautas poderão ter acesso a todo o conteúdo da publicação a partir de um link que estará disponibilizado na home page da Esalq, no endereço www.esalq.usp.br . Além disso, o professor antecipa que maiores informações, inclusive sobre assinaturas, poderão ser solicitadas pelo e-mail visaoagricola@esalq.usp.br, já disponível aos interessados.

Cada exemplar de Visão Agrícola poderá ser adquirido ao preço de R$ 15,00. A assinatura anual custará R$ 25,00. Os pedidos devem ser feitos de acordo com as instruções que constam no site. A publicação tem o apoio da Pyxix Editorial, em sua composição editorial, e da Fonte Design, em sua composição gráfica.

Antonio Carlos Quinto, da Agência USP

M.J.