EMTU: Mais três terminais recebem postos do Acessa São Paulo

Objetivo é promover a inclusão digital da população

ter, 19/04/2005 - 11h02 | Do Portal do Governo

Mais três terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) terão postos do Programa Acessa São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado, coordenado pela Imprensa Oficial, com o objetivo de promover a inclusão digital da população. São os Terminais Metropolitanos Diadema, Santo André e Cotia. Os novos postos foram anunciados pelo governador Geraldo Alckmin na última quarta-feira (13/04) no pacote de mais 26 Infocentros que se somarão aos 174 existentes, espalhados por todo o Estado.

Resultados

O posto do Acessa São Paulo já instalado no Terminal Metropolitano São Mateus há dois anos é considerado um dos mais bem movimentados em relação aos que oferecem a mesma infra-estrutura. A média mensal de atendimentos no local é de 6 mil. Os usuários utilizam os microcomputadores para navegar em sites, fazer pesquisas escolares, elaborar e enviar currículos, procurar vagas de emprego, fazer cursos à distância, entre outras atividades. Em 2004 foram registrados em torno de 70 mil atendimentos. Desde a sua criação, em 2003, o posto instalado no Terminal São Mateus atendeu em torno de 145 mil pessoas.

Prêmio

No ano passado a EMTU/SP foi premiada na categoria ‘Responsabilidade Social’ na 1ª Bienal ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) de Marketing por conta do ‘Programa Acessa São Paulo’ no Terminal São Mateus, graças à parceria entre a empresa, a Concessionária Metra, operadora do Corredor São Mateus -Jabaquara, e Secretaria da Casa Civil que adotou a política do Governo do Estado de motivar a inclusão digital das pessoas de baixa renda. Em uma das salas do Terminal foram instalados 11 microcomputadores com acesso gratuito à Internet, onde há estagiários para orientar os internautas em consultas à rede mundial.

Novos postos

A instalação dos três postos do Acessa São Paulo nos Terminais
Metropolitanos deve ser concluída na segunda quinzena de maio e cada um deles contará com dois monitores e um supervisor. Nos Terminais Diadema e Santo Andre está prevista a instalação de 15 microcomputadores. Por esses locais passam por dia cerca de 50 mi e 35 mil pessoas, respectivamente. No Terminal Cotia, por onde circulam em torno de 15 mil passageiros, devem ser instaladas 10 máquinas

Assessoria de Imprensa EMTU/SP

M.J.