Educação: Adolescentes participam da I Olimpíada Febem de Matemática

objetivo principal é estimular o estudo da matemática pelos alunos

seg, 24/11/2003 - 19h11 | Do Portal do Governo

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) vai realizar, a partir desta quarta-feira, dia 26, a I Olimpíada Febem de Matemática para os adolescentes do ensino fundamental e médio matriculados nas 70 unidades da Febem no Estado.

O objetivo principal é estimular o estudo da matemática pelos alunos, influenciar na melhoria do ensino e revelar jovens talentos.

As provas serão elaboradas pelo comitê organizador da olimpíada, formado pelo coordenador pedagógico da Febem, Jair Sanches, e pelo diretor de Recursos Humanos, Renato Scher, e terão o conteúdo programático ministrado na Febem.

Após a formatação das provas, um comitê da Sociedade Brasileira de Matemática, sediada no Rio de Janeiro, vai avaliar o conteúdo e, só depois, a Febem vai aplicar o exame aos internos.

Segundo o coordenador pedagógico, Jair Sanches, a idéia surgiu no desenvolvimento do plano pedagógico da Febem. ‘Quando assumi esse novo desafio de trabalhar com jovens em conflito com a lei, tive conhecimento que os adolescentes participavam de muitas modalidades esportivas. A I Olimpíada Febem de Matemática, será uma forma de descobrir o conhecimento dos adolescentes, de fazermos com que uma grande parcela se interessem pelo estudo da matemática’, diz Sanches.

Para o diretor de RH, a I Olimpíada Febem de Matemática não é cobrar conhecimento dos jovens. ‘A nossa intenção é incentivar o estudo e despertar o interesse pela matemática, uma vez que esta ciência desenvolve o raciocínio, favorece a abstração e estimula o pensamento lógico’, explica Scher.

A presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Sueli Druck, disse que após o evento realizado pela Febem, os jovens com melhor desempenho podem participar da Olimpíada Nacional de Matemática, que ocorrerá de junho a agosto de 2004. A I Olimpíada Febem de Matemática, também será divulgada no site da Sociedade Brasileira de Matemática, que apóia a iniciativa da Febem.

A primeira etapa ocorre nesta terça-feira, dia 26, na própria unidade. O gabarito oficial será divulgado nesta quarta-feira, dia 27, pelo site da Febem. Serão classificados três adolescentes de cada unidade, que concorrerão à segunda fase do concurso. A lista dos escolhidos será divulgada no dia 03 de dezembro.

A segunda fase será realizada no dia 5 de dezembro. Serão premiados os melhores colocados de cada nível, em ordem de classificação.