Aniversário: Centro de Reabilitação na Cracolândia completa um ano

Comemoração será nesta terça-feira, dia 24

seg, 23/06/2003 - 9h44 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado da Saúde, comemora seu primeiro aniversário nesta terça-feira, 24 de junho, das 9h às 16h30, com o evento Construindo Políticas Públicas de Álcool e Drogas no Estado de São Paulo.

A abertura terá apresentação do Grupo Tambores da Batucada, formado por usuários de drogas atendidos na unidade. Em seguida o Grupo de Teatro Nova Palavra, formado também por usuários de drogas, interpretará a peça Nova Força = Cratod’, escrita por seus integrantes.

‘Temos orgulho dos dois grupos, pois surgiram dentro do serviço. O estímulo à arte faz parte do nosso processo terapêutico’, afirma a psiquiatra Luizemir Lago, diretora do Cratod. Para formação dos grupos, o Cratod tem parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

O Cratod foi criado em junho de 2002 e implantado na região Central da Capital, mais conhecida como Cracolância, por causa do alto índice de consumo de crack. ‘O Cratod dá certo porque os usuários de drogas sentem que a postura é de acolhimento’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Durante todo esse primeiro ano o Cratod recebeu 1.275 pessoas, sendo 11% adolescentes (13 a 21 anos) e o restante adultos. ‘Mais de 40% das pessoas que recebemos são moradores de rua ou de albergues’, diz a diretora Luizemir.

O atendimento no Cratod é multidisciplinar. Uma equipe composta por médicos clínicos e psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros acompanha desde a desintoxicação até o resgate da auto-estima. O índice de reabilitação da dependência de drogas é de cerca de 30%. Isso vale para os países do primeiro mundo e para o Cratod.

‘O objetivo do Centro é trabalhar com a perspectiva da redução de danos, o que inclui a preservação da saúde do usuário, aumento da autoestima e diminuição do ônus para o sistema de saúde e para a sociedade’, conclui a diretora. O Cratod fica na rua Prates, 165 – Bom Retiro, capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.