Agronegócios: Parceria entre secretaria e cooperativa busca ampliar varejões

Objetivo é aproximar o interesse do produtor ao do consumidor, garantindo a qualidade e bons preços

qua, 20/08/2003 - 16h10 | Do Portal do Governo

Até o final do ano, a Grande São Paulo deve contar com mais seis varejões, espaços onde os consumidores compram diretamente do produtor, que irão se somar aos outros 46 já em funcionamento.

Esse é um dos objetivos do protocolo de intenções assinado na última terça-feira, dia 19, pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e a Cooperativa dos Permissionários dos Varejões do Estado de São Paulo (Coopervar) , por intermédio de seu presidente Horácio Kaoro Miyashiro.

Segundo o secretário, o objetivo dessa parceria é aproximar o interesse do produtor ao do consumidor, garantindo a qualidade e bons preços. O presidente da cooperativa também está otimista. ‘Com a parceria, o sistema de varejo vai crescer bastante’, disse, durante a assinatura em que participou a diretoria da Coopevar e da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), ligada à secretaria, o secretário-adjunto da Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, e o chefe de gabinete da secretaria, Antonio Vagner Pereira.

Segundo a cooperativa, atualmente os 46 varejões atingem cerca de 500 mil consumidores e todo o sistema envolve aproximadamente 4.000 pessoas, entre eles 200 produtores. Com a expansão prevista para até o final do ano, cerca de 750 mil consumidores devem estar sendo atendidos nos varejões.

Pelo protocolo, a secretaria e a cooperativa estabelecem mecanismos de intercâmbio e apoio técnico entre profissionais, empresários e especialistas para introduzir técnicas e ações que possibilitem o aumento da qualidade, produtividade e competitividade do setor.

Várias têm sido as ações da secretaria para estimular a entrada dos produtos paulistas no mercado externo. Na semana passada, por exemplo, o Governo paulista passou a contar com a Central de Atendimento ao Exportador. Pelo telefone (11) 3272-7374 ou pela internet www.exporta.sp.gov.br, o produtor poderá obter informações sobre todos os procedimentos e documentos necessários para se tornar um exportador.

Da Secretaria da Agricultura
C.A