Agricultura: Preços agrícolas sobem menos em dezembro

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento nos preços

seg, 16/12/2002 - 14h57 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,27% na segunda quadrissemana de dezembro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) apresentou, porém, perda de 0,45% em relação à quadrissemana anterior.

Dos 19 produtos analisados pelo pesquisador Nelson Martin, dez apresentaram crescimento nos preços (algodão, batata, café, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, soja, suíno e ovos), enquanto sete tiveram reduções (amendoim, banana, milho, tomate, trigo, aves e boi gordo) e dois mantiveram-se estáveis (arroz e leite). O destaque de alta foi o preço da batata (31,43), enquanto a maior queda foi verificada no tomate (50,00%).

Entre os vegetais, observaram-se preços ascendentes em todos os subgrupos (grãos, frutas e olerícolas), fazendo com que o preço desse grupo de produtos subisse 4,11%.

No segmento animal, verificou-se crescimento nas cotações de ovos e suínos, mas o recuo nos preços das aves e do boi gordo e a estabilização no preço do leite contribuíram para a redução de 1,13% no preço do grupo.

Mais informações podem ser encontradas no site
www.iea.sp.gov.br
.

C.A