Agricultura: Instituto Agronômico oferece curso sobre o uso de GPS – Sistema de Posicionamento Globa

Curso será realizado nesta sexta-feira, dia 8, em Campinas

qui, 07/11/2002 - 17h04 | Do Portal do Governo

O por quê de determinada área da propriedade ser menos produtiva do que outras é uma das maiores dúvidas dos agricultores, que precisam sanar problemas para melhorar a produção e a renda. Com o objetivo de ajudar a solucionar esses problemas, o Instituto Agronômico vai oferecer nesta sexta-feira, dia 8, um curso sobre o uso do GPS -Sistema de Posicionamento Global, tecnologia de precisão que viabiliza a identificação de problemas em diversos aspectos da propriedade rural.

A idéia é apresentar a tecnologia, orientar e treinar produtores, técnicos, estudantes, pesquisadores e professores sobre o uso do GPS, como ferramenta de grande utilidade na agricultura de precisão. As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato pelo telefone (0xx19) 3231-5422, ramal 165.

Durante o evento serão abordados o histórico do GPS e os princípios de funcionamento, a correção diferencial e aplicações em agricultura de precisão, aplicações em mapeamentos e configurações de equipamentos. Também será enfocado o cadastro de imóveis e suas implicações técnicas e legais, referente à Lei 10267.

O GPS serve para mapear a propriedade, seus recursos, o desempenho de máquinas e culturas em diferentes áreas da propriedade, e pontos de degradação ambiental. É possível também a atualização de limites de propriedades, o levantamento de solo e uso da terra, principalmente em micro-bacias hidrográficas.

O sistema é composto por rede de satélites que enviam sinais captados por aparelhos, permitindo ao usuário identificar, na terra, a posição do objeto em análise. Por meio desse sistema é possível identificar onde o maquinário está trabalhando e analisar os diferentes níveis de produção em diversos pontos da área agrícola. Com essa precisão, é viável a realização de correções nas atividades no campo. O resultado final desse recurso é a otimização do manejo da área e da aplicação de insumos agrícolas.

O GPS caracteriza-se por ser muito prático, com geração e correção de informações de forma rápida. A precisão das informações geradas pelo GPS vem melhorando e um número maior de pessoas está utilizando a tecnologia.

Participam desse evento o Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio dos Grãos e Fibras do IAC, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais do IAC e ESALQ.

Data: Sexta-feira, dia 08 de novembro de 2002
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Centro Experimental Central, Avenida Theodureto de Almeida Camargo, 1500, Vila Nova, Campinas (SP). Telefones para contato: (0xx19) 3231-5422, ramal 165.